O filme de animação Meu Malvado Favorito 3, dirigido por Pierre Coffin e Kyle Balda, é a terceira parte da saga dos Minions, seres amarelos e engraçados que já conquistaram milhões de fãs em todo o mundo. O filme foi lançado em 2017 e conta a história do vilão Gru, que agora está trabalhando para a Liga Antivilões e enfrentando seu irmão gêmeo, Dru.

A história começa com uma cena eletrizante de ação, na qual Gru e sua esposa, Lucy, tentam impedir a fuga de um famoso vilão chamado Balthazar Bratt, que está roubando um diamante valioso. Apesar do esforço de Gru e Lucy, Bratt consegue escapar, deixando-os envergonhados diante da Liga Antivilões. Como consequência, as duas são demitidas do cargo.

Em meio a esse cenário, Gru recebe a notícia de que tem um irmão gêmeo, Dru, que é rico e bem-sucedido. Gru fica surpreso e animado ao conhecer Dru, que o convida para trabalhar com ele em um roubo de diamantes. Gru, que nunca roubou um diamante em sua vida, é atraído pela ideia de fazer um grande golpe e provar sua habilidade como vilão.

A partir daí, a história se desenvolve com muita ação, comédia e interações hilárias entre os Minions e os personagens humanos. Uma das cenas mais divertidas do filme é quando Gru, Dru e os Minions invadem uma loja de queijo para roubar uma pedra preciosa.

Além dos personagens já conhecidos da saga, como os Minions, Lucy e as filhas de Gru, o filme apresenta novos personagens, como Dru e Balthazar Bratt, um vilão dos anos 80 que se recusa a abandonar suas poses e frases estilosas.

O enredo é envolvente e cheio de reviravoltas, com momentos divertidos e emocionantes. Meu Malvado Favorito 3 é um filme que agrada tanto crianças como adultos, graças à sua história cativante e seus personagens carismáticos.

Para professores e estudantes, o filme pode ser uma ótima opção para trabalhar em sala de aula, já que traz diversas temáticas relevantes, como a importância da família, a superação de desafios e o valor da amizade. Pensando nisso, elaboramos algumas atividades educativas baseadas no filme:

1. Criação de Minions: Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo crie um Minion com suas próprias características físicas e de personalidade. Os alunos podem desenhar e colorir seus personagens e apresentá-los para a classe.

2. Análise dos personagens: Peça para que os alunos analisem os personagens do filme, identificando suas características físicas, psicológicas e comportamentais. Depois, discuta com a turma os principais valores e ensinamentos que pode se extrair de cada personagem.

3. Teatro: Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo encene uma cena do filme, com seus próprios diálogos e adaptações. Os alunos podem criar cenários e figurinos simples para dar vida às suas cenas.

4. Produção de análises críticas: Peça para que os alunos assistam ao filme e escrevam análises críticas a respeito da história, dos personagens e das mensagens transmitidas. Os textos podem ser expostos em murais ou em uma página da internet.

Meu Malvado Favorito 3 é um filme divertido e envolvente, que pode ser explorado de diversas formas em sala de aula. Com essas atividades, os estudantes podem desenvolver habilidades como criatividade, comunicação, análise e reflexão crítica.